sábado, julho 04, 2009

30




Pop - U2


Eu sei...Um top que começa com um álbum dos U2 não pode dar em coisa boa. Uma razão muito forte para o incluir é pela influência que exerceu na minha minha vida – e no meu ouvido- no sentido de ouvir guitarrada. Foi o único álbum que tive (gravado em cassete a partir do cd original do meu irmão mais velho) durante 2 anos(!), antes de me arranjarem o Version 2.0, dos Garbage. Numa altura em que não tinha computador nem havia internet pra sacar álbuns ilegalmente, foi este o álbum com que tive de me contentar durante boa parte da minha adolescência. Mas chega de mim e vamos ao álbum.

Descrito pelo guitarrista The Edge como o álbum menos à U2 (talvez seja por isso que gosto dele...), Pop foi o álbum menos vendido deles, sendo considerado pela maioria como o maior tropeção artístico da banda. Pessoalmente, acho que é o trabalho mais bem conseguido. Consegue criar uma simbiose bem sucedida de rock com tecno e electrónica, transportando o ouvinte para um ambiente ofuscante, confuso, nevoeirento à la Twilight Zone. Sai em 1997, sendo o 9º registo dos músicos.

Abrindo com uma Discothéque que nos transporta para a new wave britânica dos anos 80, com a agressiva Mofo e a mélodica Staring at the Sun, da triste If God Will Send His Angels até à profética Last Night on Earth, a promíscua Playboy Mansion ou a suplicante Wake Up Dead Man, o álbum possui um corpo e uma sonoridade fatalista que urge ser ouvida com mais respeito e deferência do que a que teve.

É certamente a criança mal amada da obra da banda, mas é a única que merece o meu total respeito artístico, pela audácia com que foi criada, logo a seguir desbaratada pela crítica musical, que a não compreendeu. Se os U2 tivessem sido mais firmes no passo que deram ao fazerem o álbum, ao invés de se vergarem à vontade dos fãs e da crítica, e prosseguissem com o rumo que estavam a tomar, talvez os víssemos com outros olhos nos dias de hoje. Fica o registo de um LP que dá algo mais ao bafiento, sonolento e monótono trabalho geral dos irlandeses.